Fevereiro: Bandeira verde na tarifa de energia

Atualizado há 8 horas

Mônica Cardoso

Notícia boa, no mês de fevereiro, os consumidores de energia elétrica podem contar com a bandeira verde na tarifa de energia, conforme anunciado pela Agência Nacional de Energia (ANEEL) - sexta-feira (26/1). Isso significa que não haverá custo adicional para a eletricidade, mantendo o mesmo padrão há 22 meses consecutivos.

Essa decisão é reflexo das condições favoráveis na geração de energia hidrelétrica no início deste ano. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destaca que o Brasil continua sendo uma referência em fontes renováveis.

No ano de 2023, registramos uma expansão de 10,3 gigawatts na potência instalada. Contamos com um potencial hidráulico que é reconhecido mundialmente, e a cada ano estamos ampliando nossa capacidade em energia eólica e fotovoltaica. Todo esse empenho visa garantir tarifas acessíveis para os consumidores e fortalecer nossa segurança energética", afirma o ministro.

A ANEEL realiza monitoramento mensal e projeções para as bandeiras tarifárias, aplicáveis a todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN) — uma rede de linhas de transmissão que conecta usinas de energia aos consumidores. O sistema de bandeiras tarifárias, implementado desde 2015, tem o propósito de evidenciar o custo real da geração de energia elétrica.

× Como posso te ajudar?