Fatura de energia: O que você paga?

Atualizado há 8 horas

Mônica Cardoso

Um gasto recorrente mensal que você possui é a fatura de energia emitida pela sua concessionária local.

Para começar, é importante ressaltar que ao efetuar o pagamento, você não está quitando apenas o consumo de energia. Dentro desse montante, há diversas parcelas que compõem a fatura, incluindo impostos e outros encargos variados.

Ao analisar a sua fatura, é comum encontrar abreviações como TE, TUSD, CIP, entre outras.

A TE representa o valor correspondente à tarifa de energia, ou seja, o custo associado ao produto que você consumiu, especificamente a energia.

Por sua vez, a TUSD refere-se ao serviço fornecido pela distribuidora de energia da sua região, que consiste na entrega da energia elétrica à sua empresa ou residência através dos postes.

Além desses elementos, é fundamental considerar os impostos e taxas estaduais e municipais, como ICMS, PIS, COFINS, e a contribuição para a iluminação pública. É importante também mencionar a possibilidade de juros serem aplicados à sua fatura em caso de atraso no pagamento.

A soma desses diversos componentes, é a fatura de energia, sendo relevante notar que o seu consumo é especificamente mensurado em kWh (quilowatt-hora) correspondente à TE.

Agora que você está familiarizado com os conceitos de TE e TUSD, que tal descobrir o valor estimado do seu gasto mensal e quanto você pode economizar com energia por assinatura da Pulse Facility, com base na sua conta de luz atual? Utilize o nosso simulador agora mesmo, totalmente gratuito!

× Como posso te ajudar?